Criar uma Loja Virtual Grátis
FLORA,FAUNA e RECURSOS
FLORA,FAUNA e RECURSOS

Flora

Em termos de ocupação vegetal Fontelo apresenta uma grande mancha povoada de castanheiros.Também o pinheiro, sobretudo na parte sul da vila, ocupa lugar de destaque no povoamento florestal.

 


Na zona norte, virada ao Douro, proliferam também algumas espécies como a oliveira, a figueira, a laranjeira cujos frutos muito apreciados foram em tempos, mais do que hoje em dia, importante fonte de rendimento da economia local.

Figueira


Para além das árvores, está povoado por densas matas onde crescem inúmeras espécies de arbustos e ervas: giesta rasteira e gigante, urgueira, sumagre, medronheiro, zimbreiro, tojo amarelo, azedas, etc, etc.

 Há também diversas espécies de plantas aromáticas, indicadas para fins medicinais. São exemplos o rosmaninho, a carqueja, a bela-luz, a erva de S. Roberto, a alfazema, entre muitas outras. Em tempos mais recuados havia um grande leque de espécies que eram aproveitadas para diversos fins. Hoje em dia isso já não acontece tanto. Enumeram-se algumas delas:

 CARQUEJA

 

A amoreira era bastante importante porque das suas folhas se alimentava o bicho da seda, que constituía fonte de rendimento de inúmeras famílias da região de Lamego nos séculos XVIII e XIX. Esta espécie foi desaparecendo ao longo das últimas décadas mas, fruto das excelentes condições da região, ainda é possível ver alguns exemplares.

AMOREIRA

 


O sumagre, arbusto que ainda se pode ver nas bermas de algumas estradas, foi objecto de aproveitamento intensivo porque servia como matéria-prima as indústrias da tinturaria, curtimento de couros e farmácia.

SUMAGRE

Fauna

Na Idade Média, segundo documentos que o comprovam, terão abundado, e um pouco por toda a região, o urso, o veado e o javali. Destes apenas o javali, ou porco-bravo, sobreviveu e continua a ter no espaço do Município um habitat próprio.


javali